Como aumentar suas chances de promoção na área de tecnologia
Diogo Dourado

Ciclos de performance
Empresas de tecnologia têm ciclos de performance, geralmente ocorrendo numa frequência semestral ou anual. O output desse processo é a avaliação dos colaboradores, que pode variar de ruim à excelente -- geralmente seguindo uma distribuição semelhante à imposta pela metodologia 20-70-10 de Jack Welch, ex-CEO da General Electric (GE) -- descrita em mais detalhes no seu livro “Paixão por vencer”.
Os 20% melhores profissionais recebem elogios, recompensas financeiras (aumento/promoção/bônus) e oportunidades de desenvolvimento ligadas a visão da empresa. No meio de campo ficam os 70%, que podem receber recompensas mais modestas, no entanto o foco é em fornecer diretivas para corrigir o que os impediu de ter um resultado mais satisfatório. Já a parcela de 10% dos profissionais de menor desempenho ficam numa situação bem delicada, podendo entrar num acompanhamento rígido de recuperação ou até mesmo levando à demissão.
Ao observar a importância desse período de avaliação, é preciso tomar medidas para garantir que o seu trabalho está alinhado com seus objetivos e o esperado de você, além de ser devidamente reconhecido.
Entregar é o básico
O pilar inicial para a progressão de carreira é simples: você precisa entregar. Entregar o que é pedido, no prazo e com qualidade é a base para qualquer avaliação positiva. Arriscaria dizer que focando apenas na entrega você seria capaz de sustentar uma promoção de júnior para pleno.
Para cargos mais avançados, a oportunidade está em não entregar apenas o que é dado, mas encontrar oportunidades de entrega de valor dentro do negócio, seja numa perspectiva de produto ou de qualidade técnica.
Autocrítica para ir além
Saiba as atribuições do seu cargo atual e entenda os critérios requeridos para o próximo cargo que deseja, através de documentações do plano de carreira da sua empresa ou em conversas direcionadas com o seu gerente.
Tire um tempo para analisar criticamente seus sucessos e suas falhas, evite entrar no “modo de esteira” de realizar entrega atrás de entrega sem extrair o aprendizado de cada experiência.
Documente seu trabalho
Não seria inteligente da sua parte acreditar que irá lembrar de todas suas entregas de valor no período de avaliação, muito menos seu gerente -- e não por mal, apenas humanamente impossível.
Tome nota de suas ações, entregas e conquistas com base nos critérios de avaliação da sua empresa em um “brag document”. Esse documento geralmente contém:
- Projetos relevantes que você liderou ou teve participação significativa;
- Impacto gerado pelo seu trabalho, como melhoria de performance ou redução de custos. Se possível ;
- Feedbacks positivos de colegas e líderes;
- Habilidades adquiridas ou aprimoradas;
- Iniciativas que tomou para ir além das suas responsabilidades.
Uma boa referência para a construção desse documento está disponível em “Get your work recognized: write a brag document”, por Julia Evans.
Quem não é visto, não é lembrado
- Compartilhe conhecimento em palestras internas, documentação ou mentorias;
- Participe ativamente de discussões e decisões de produto, design, arquitetura e revisão de código;
- Demonstre interesse em projetos desafiadores e assuma responsabilidades além do esperado.
- Crie um canal do Youtube (?)